A PREDNISONA DIFICULTA O CONTROLE DA GLICEMIA?

60 Flares Filament.io 60 Flares ×

Muitos medicamentos têm efeitos diferentes sobre os níveis de açúcar no sangue, principalmente para as pessoas com diabetes.

Algumas drogas podem aumentar a resistência à insulina, causando também surtos nos níveis de glicose no sangue; enquanto outras podem gerar episódios de hipoglicemia. Estes efeitos muitas vezes podem ocorrer no mesmo dia, e também em decorrência do mesmo medicamento utilizado.

7

Os corticosteróides são algumas das muitas drogas que causam problemas nos níveis de açúcar no sangue. Eles são um tipo de esteróides utilizados para tratar desordens inflamatórias e auto-imunes. Devido às propriedades antiinflamatórias, os corticosteróides funcionam bem em condições simples como uma erupção cutânea ou mesmo para problemas mais graves como a asma ou lúpus.

1

A prednisona é um corticosteróide usado para tratar condições, tais como artrite, doenças do sangue, problemas respiratórios, alergias graves, doenças da pele, câncer, problemas nos olhos, e distúrbios do sistema imunológico. Por isso, vamos dar uma olhada nos efeitos colaterais desse medicamento, sua interação com os níveis de glicose no sangue, bem como algumas orientações sobre como manter o controle dos níveis de glicose, enquanto se administra estes medicamentos.

5

Muitos dos efeitos colaterais da prednisona são determinados pela dosagem da droga, bem como pelo tempo que um paciente permaneça usando tal medicação. Assim como acontece com outros remédios, os efeitos colaterais variam de paciente para paciente e nem todos apresentam sintomas. Alguns desses efeitos incluem crescimento excessivo de pelos no corpo, aumento de peso, hipertensão, aumento a sensibilidade de infecções, desgaste ósseo, machucados fáceis, alterações de humor, insônia, acne, catarata e finalmente intolerância à glicose, predominante em pessoas com diabetes tipo 1 e 2, assim como pré-diabéticos.

A prednisona também é conhecida como glicocorticóides, devido ao efeito que tem sob o metabolismo da glicose. A forma com que a prednisona interage com os níveis de açúcar no sangue é elevando esses níveis. Isto é causado porque a droga estimula o fígado a produzir mais glicose no seu sistema, bem como reduzir o transporte de açúcar para as células de gordura e músculos.

8

Esta condição é semelhante a um ciclo vicioso, porque os níveis elevados de glicose podem causar intoxicação, prejudicando a secreção de insulina em diabéticos tipo 2 e pré-diabéticos. Os níveis elevados de glicose no sangue podem também causar interações medicamentosas com uma proteína que transporta a glicose através da membrana celular. Todos estes efeitos ocorrem de acordo com a dosagem do medicamento que o paciente está recebendo.

É verdade que a prednisona pode dificultar o controle dos níveis de glicose, bem como provocar outros efeitos colaterais. No entanto, este corticosteróide é uma droga poderosa que já salvou muitas vidas, bem como levou à diminuição de ameaças em importantes órgãos.

4

Pessoas com diabetes que se encontram sob tratamento com este medicamento precisam manter o controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue. O seu médico ou especialista pode sugerir uma dieta diferenciada ou um plano de exercícios, a fim de manter os seus níveis de açúcar no sangue em ordem. Cheque seus níveis de glicose no sangue com mais frequência e siga as instruções do seu médico. Muitos diabéticos tipo 1 em uso de prednisona controlam os níveis de açúcar pelo uso da insulina basal plana com duração de 24 horas. Mas ao mudar para NPH, insulina basal tomada a cada 12 horas, estes pacientes ajustaram de forma mais precisa a insulina basal.

Sick kid with inhaler in foreground

Podemos concluir que muitas formas de prednisona possuem um efeito negativo nos níveis de glicemia. Este efeito não é limitado às pessoas com diabetes ou pré-diabetes, podendo afetar pessoas que possuem níveis normais de açúcar no sangue.

Este medicamento provou ser extremamente eficaz no tratamento de muitas doenças. Caso você venha a receber a prescrição de prednisona, siga os conselhos de seu médico quanto ao controle dos níveis de açúcar no sangue.

Créditos dessa publicação blogbr.diabetv.com

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle – professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *