Benefícios do gengibre para a mulher

12.6K Flares Filament.io 12.6K Flares ×

O gengibre é uma raiz com numerosos benefícios, usada tradicionalmente por muitas culturas graças às suas propriedades curativas. Muitas delas são imprescindíveis para o bem-estar da mulher como, por exemplo, esquentar os pés frios, aumentar a libido durante a menopausa, prevenir as náuseas na gravidez ou acelerar o metabolismo.

O gengibre

31

O gengibre (Zingiber officinale) usado desde a antiguidade no Oriente tem um sabor muito peculiar, ligeiramente doce, refrescante e picante. A parte que usamos por suas propriedades é o rizoma.

Benefícios para a saúde da mulher

37

O consumo habitual de gengibre nos traz os seguintes benefícios:

Anti-inflamatório e analgésico natural: o gengibre é recomendado no tratamento natural de doenças inflamatórias e/ou dolorosas como a artrite, artrose, fibromialgia ou a fadiga crônica.

Digestivo: ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas, diarreia, etc. Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.

38

Afecções de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta, é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.

Náuseas e vômitos: especialmente recomendado nos primeiros meses de gravidez, pois não causa efeitos secundários nem ao feto nem a mãe. Também é um suplemento ideal durante a quimioterapia no tratamento de câncer.

Ajuda prevenir os enjoos em viagens.

35

Traz calor: o gengibre possui um alto potencial calorífico, tanto se usado externamente quanto internamente.Recomendamos especialmente para as pessoas que sentem muito frio e para épocas de frio. Em épocas de calor, lembre-se que o consumo pode aumentar a transpiração.

Acelera o metabolismo: esta propriedade calorífica também promove a aceleração do metabolismo, muito útil para quem quer emagrecer.

Aumenta a libido: o gengibre é um afrodisíaco natural. Recomendamos realizar um preparado de gengibre e canela em pó com mel e tomar uma colherada diariamente.

34

Previne as doenças cardiovasculares e favorece a circulação: no entanto, se você está tomando medicação pode interferir em sua ação, por isso, procure um médico antes de consumir o gengibre.

Raiz crua: podemos ralar a raiz e incluir em receitas de todo o tipo.

33

Em pó: para realizar um tratamento recomendamos tomar o gengibre em pó para poder controlar a dose. Não supere a dose de 2 gr diárias e consulte sempre com um terapeuta profissional.

Ressecado: o gengibre ressecado é fácil de ser encontrado hoje em dia em lojas de produtos naturais. Devemos lembrar que o preparado contém um alto conteúdo de açúcar.

Em infusão: um chá quente de gengibre é ideal para pessoas que sentem muito frio.

Suco fresco: o suco fresco de gengibre, sem abusos, nos permite dar um toque original e medicinal a sucos de maçã, abacaxi, cenoura etc.

Óleo essencial: podemos usar o óleo essencial de gengibre para dar massagens, por exemplo, nos pés frios. Misture com creme hidratante habitual e massageie bem os pés. Em pouco tempo você notará o grande calor desprendido.

Receitas originais

36

Utilizando qualquer uma destas maneiras podemos incluir o gengibre em todo tipo de receitas. O gengibre nos ajudará, por exemplo, a dar um ponto suculento e refrescante a bolos, pão de ló, biscoitos ou receitas de pão caseiro.

Também podemos fervê-lo com leite ou alguma bebida vegetal, junto com canela, anis estrelado e cúrcuma e conseguiremos uma deliciosa bebida para esquentar.

Na cozinha japonesa, o gengibre em conserva é usado para acompanhar os pratos de sushi. Os japoneses os adicionam para refrescar o paladar depois de comer o peixe cru.

Finalmente, o gengibre ressecado, nos permitirá decorar nossas receitas doces e salgadas de maneira mais original. Também podemos banhá-lo em chocolate quente e deixá-lo esfriar na geladeira para conseguir deliciosos bombons com um toque picante.

Créditos desse artigo melhorcomsaude.com

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

32 Comentários

  1. silvana

    Dicas de alimentaçaõ..

      • Fagno José de Souza

        Quem toma chá gengibre com canela pode consumi álcool?

        • Boa Tarde Meu amigo Fagno
          …Pode sim, desde que não seja ingeridos juntos.. é sempre bom lembrar álcool sempre com moderação…

          Obrigado pelo comentario..

  2. Tenho usado a raiz de gengibre em sucos, diários, com ananás, limão, cenoura, ou beterraba e maçã. Melhorei muito de a inflamação no ombro.

    • Olá Maria ..
      Obrigado pelo seu depoimento.. temos certeza que ajudar e orientar outras pessoas..

      Um abraço..
      Fernando Muterle

  3. maria jose da silva

    Estou com inflamaçao no ombro, mas estou tomando antinflamatorio, sinvastatina para colesterol alto e medicaçao p hipertençao. Posso fazer uso do gengibre sem perigo?

    • Olá Maria.. Obrigado pelo contato…

      Os estudos e registros clínicos mostram que a pessoas que tem a pressão controla (arterial ou glaucoma) podem sim fazer o uso do gengibre…. lembrando que o controle diário da pressão arterial é muito importante… Sobre uso da sinvastatina (colesterol) pode ficar tranquila, não existe nenhuma interação…

      Att..
      Fernando Muterle

  4. Rosangela Ortiz

    Adoro gengibre, sempre consumo em diversas preparações, inclusive no feijão, dá um leve toque picante; fica uma delícia!
    Porém me disseram que quem sofre de pressão alta, (hipertensão arterial), ou glaucoma (pressão intra ocular), não deve usar- lo, pois pode aumentar a mesma por ser termogenico, é verdade?
    Gostaria de um esclarecimento a respeito, pois tenho glaucoma.
    Obrigado.

    • Olá Rosangela, obrigado pelo comentário…
      Sobre a sua dúvida, existem alguns registros clínicos que mostram pessoas com glaucoma ou pressão arterial “descontrolada”, não façam o uso exagerado do gengibre.. (chás)…. mas não significa que portadores de pressão arterial(controlados) não devem fazer o uso…

      Att..
      Fernando Muterle

  5. Clarice Alécio

    Olá bom dia, adoro gengibre tenho plantada em casa, molha pra peixe tbm muito gostosa e muito obrigada pelas dicas

  6. Ana Tereza

    Tomo remédios pra tiróide, colesterol, insulina basal, prolactina e reposição hormonal posso fazer uso do gengibre?
    Agradeço Fernando Muteler.

    • Olá Ana .. Obrigado pelo seu registro…
      O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular…. com relação ao colesterol, pelo contrario existem evidencias de que o gengibre ajuda no controle colesterol… Lembrando sempre que toda substância quando utilizada em excesso não faz bem…

      Att.,
      Fernando Muterle

  7. Aparecida

    Adorei as dicas, também uso o gengibre na água.

    • Ola Aparecida,

      Realmente é uma excelente opção, deixar em repouso com água e ir tomando durante o dia.

      Obrigado pelo seu registro..
      Foi muito importante…

      Att..
      Fernando Muterle

    • Ola Claudia…
      Realmente, quando preparado numa mistura de chás e outras ervas fica muito bom..

      Obrigado pelo seu registro..
      foi muito importante..

      Att
      Fernando Muterle

  8. Berlandia Henrique

    Gengibre me faz muito bem, principalmente com lima. Obrigada pelas dicas. ♥

    • Ola Berlandia.. sem duvida nenhuma o gengibre acaba sendo um excelente “remedio” natural…obrigado pelo seu registro, foi muito importante…

  9. joselia nunes

    gengibre e otimo mesmo sempre tomo gegibre na agua com limao

    • Ola Joselia.. tudo bom…

      Realmente é excelente.. aqui em casa fazemos o uso dessa receita também… maravilhosa..

      Obrigado pelo contato..
      foi muito importante

      Att..
      Fernando Muterle

  10. Nalia Gomes

    Ola,uso o gengibre para temperar frango e é muito bom. Mas ouvi falar que a mistura de mel+ gengibre e limao cura as tosses,é verdade ? Qual e o beneficio de beber a Agua de gengibre? Obrigada.

    • Olá Natalia…. ótima pergunta..
      Realmente e muito utilizado em temperos, da um toque maravilhoso..
      O gengibre associado a outras misturas (mel e limão) pode sim aliviar, graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória..

      O beneficio da agua com gengibre são vários… pensando na ação termogênica (auxilia) emagrecimento, e demais benefícios citados acima…

      Obrigado pelo contato..
      Foi muito importante..

      Att..
      Fernando Muterle

  11. eli rodrigues

    Eu tenho hipotiroidismo e uso medicamento , puran t4 será que prejudica a ação do remédio ?

    • Ola Marieli… existe algumas restrições com o Hipertireoidismo no qual podem o consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia….

      O gengibre não tira o efeito do puran T4…

      Obrigado pelo seu contato..
      foi muito importante..

      Att..
      Fernando Muterle

  12. celma

    Estou tomando cha de gengibre todos os dias.pois tenho estrose na coluna e muitas dor nos pes.sera q e bom

    • Ola Celma

      Realmente o gengibre possui propriedades analgésicas (anti-inflamatório) e tem sido muito utilizado nessas situações..

      ótima dica..
      Obrigado pelo registro dessa informação..

      Att
      Fernando muterle

  13. João

    Ralamos ele cru com saladas. Principalmente ralados de cenoura, repolho e pedacinhos de pimentão verde.

    • Ola Joao..
      Que dica interessante….Obrigado por acrescentar essa informação…

      Att..
      Fernando Muterle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *