10 benefícios do GENGIBRE que você ainda não conhece!

54 Flares Filament.io 54 Flares ×

O gengibre é uma erva. O rizoma (caules subterrâneos) é usado como tempero e também como medicamento. Ele pode ser usado de forma fresca, secos e em pó, ou como óleo.

O gengibre é comumente usado para tratar vários tipos de “problemas de estômago”, inflamações, cólicas, dores de estômago, náusea causada pelo tratamento do câncer, náuseas e vômitos após a cirurgia, bem como perda de apetite, alívio da dor de artrite ou dor muscular, dor menstrual, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite.

A aplicação do gengibre pode ser ampla, como por exemplo:

  1. Em alimentos e bebidas, o gengibre é usado como um agente aromatizante;
  2. No processo de fabricação, o gengibre é usado como para a fragrância em sabonetes e cosméticos;
  3. Em cosméticos o gengibre também é usado como um ingrediente na laxante, anti-gás, e antiácidos.

gengibre-antiinflamatório-natural

Em alguns estudos pode-se observar uma classificação para a aplicação do gengibre, como descrito abaixo:

Possivelmente eficaz para …

#Náuseas e vômitos após a cirurgia. A maioria das pesquisas clínica mostra que tomar 1 grama de gengibre, uma hora antes da cirurgia parece reduzir náuseas e vômitos durante as primeiras 24 horas após a cirurgia.

Um estudo descobriu que o gengibre reduziu náuseas e vômitos em 38% dos pacientes. Além disso, a aplicação de óleo de gengibre aos pulsos dos pacientes antes da cirurgia parece prevenir náuseas em cerca de 80% dos pacientes. No entanto, o gengibre pode não reduzir náuseas e vômitos no período de 3-6 horas após a cirurgia.

#Tonturas. Tomando gengibre parece reduzir os sintomas de tonturas e náuseas.

#Dor menstrual. Algumas pesquisas mostram que o gengibre pode reduzir os sintomas de dor menstrual em algumas mulheres, quando tomado durante a menstruação. Um estudo mostra que, tendo um extrato de gengibre, 250 mg, quatro vezes por dia durante 3 dias no início do período menstrual, reduziu os sintomas de dor em 62% das pessoas. Parece que funciona tão bem quanto os medicamentos ibuprofeno ou ácido mefenâmico.

#Artrite. Algumas pesquisas mostram que tomar o gengibre pode modestamente reduzir a dor em algumas pessoas com “osteoartrite”.

Um estudo mostra que tomar um extrato de gengibre, 250 mg, quatro vezes por dia, reduziu a dor da artrite no joelho após 3 meses de tratamento.

geng01

Provas suficientes para avaliar a eficácia de …

A dificuldade do sistema respiratório (síndrome da angústia respiratória aguda). A pesquisa sugere que a administração de 120 mg de extrato de gengibre por dia durante 21 dias, aumenta o número de dias sem suporte ventilatório, a quantidade de nutrientes consumidos, reduz o tempo gasto em unidades de terapia intensiva em pessoas com problemas respiratórios.

#Ressaca de álcool. As primeiras pesquisas sugerem que tomar uma combinação de gengibre, laranja e açúcar mascavo antes de beber diminui os sintomas de ressaca de álcool, incluindo náuseas, vômitos e diarréia.

#Náuseas e vômitos devido à quimioterapia. Há evidências contraditórias sobre a eficácia do gengibre para náuseas e vômitos causados ​​pela quimioterapia para o câncer. Algumas evidências sugerem que tomar o gengibre por via oral pode ajudar a reduzir as náuseas causadas pela quimioterapia. No entanto, outras evidências sugerem que a adição de gengibre não é mais eficaz do que os tratamentos padrão, anti-náusea sozinhos.

#Indisposição gástrica (dispepsia). A evidência sugere que tomar uma dose única de 1,2 gramas de pó de raiz de gengibre 1 hora antes de comer pode aumentar o esvaziamento gástrico.

#O colesterol alto. A evidência sugere que tomar 1 grama de gengibre cápsulas três vezes ao dia por 45 dias reduz os níveis de triglicérides e de colesterol em pessoas com colesterol alto.

#A artrite reumatóide (AR). Há alguma evidência de início que o gengibre pode ser útil para diminuir a dor comum em pessoas com AR.

#Perda de apetite.

#Resfriados.

FONTE: MEDLINE PLUS

E se você gostou desse artigo, deixe seu comentário com sugestões para próximos conteúdos ou alguma dúvida que você tem. E se conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe nas redes sociais. Dessa formar vamos ajudar mais e mais pessoas.

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

2 Comentários

  1. Amanda Lima Cunha

    Seria interessante o desenvolvimento de testes químicos quantitativos para evidenciar a importância do gengibre para a saúde. Ou seja, é de grande relevância o estudo do potencial antioxidante do gengibre.

    • Olá Amanda.. concordo com você, apesar de já existir estudos evidenciando alguns substancias que ajudam na termogênese…. um grande abraço..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *