E ai… a capsula de “berinjela” emagrece??

59 Flares Filament.io 59 Flares ×

A todo o tempo surge algo inovador, que emagrece, é assim que aparece na publicidade “barata”…. e nesse momento quero explorar, buscar informações sobre o que há de novo sobre a CAPSULA DE BERINJELA, será que emagrece mesmo???

Até onde se sabe a Berinjela (Solanum melongena), tem sido muito utilizado como um alimento ou “remédio” hipolipemiante ou seja diminui o colesterol do sangue….

Nas primeiras décadas do século XX, foi confirmado que a berinjela (Solanum melongena L.) comum, escura, ingerida crua e com casca é muito eficiente para diminuição do colesterol ruim o LDL e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. É sabido também que a berinjela é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

berinjela 01

#VITAMINA B6

É a vitamina pertencente ao complexo B que auxilia na produção de hemácias e possibilita a comunicação entre os músculos e nervos. A vitamina B6 (Piridoxina) é essencial para o sistema neurológico porque está envolvida na síntese de neurotransmissores, como a serotonina. A deficiência dessa vitamina pode acarretar irritação, depressão, fadiga, confusão mental, incapacidade de concentração e problemas de memória. Pode prevenir os transtornos e a irritabilidade do período pré-menstrual (TPM).

#ÁCIDO CLOROGÊNICO

Importante fitoquímico que faz parte da família dos compostos fenólicos, que pode prevenir e bloquear a formação de compostos nitrogenados.

berinjela 03

#FIBRAS

As fibras insolúveis podem ajudar a prevenir a prisão de ventre, diverticulite e hemorróidas. As fibras solúveis possuem capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo.

#NASUNINA

Esse composto, pertence a categoria das antocianidinas, é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas.

E ai emagre??

berinjela 05

Fala sério, a indústria farmacêutica procura essa fórmula mágica até hoje, e se a cápsula de berinjela promovesse esse feito maravilhosoooo, da forma que é anunciada, nossa eu seria mais agricultor que se dedicaria a plantação da berinjela.

A berinjela desenvolve um excelente efeito hipolipemiante (diminui colesterol) até onde se sabe, e lógico, quando utilizado numa dieta hipocalorica mais exercícios físicos  ela vai colaborar e ajudar a promover esse efeito emagrecedor… mas utilizar a cápsula sem uma dieta, exercícios etc… é difícil heim…

Em um estudo piloto realizado por dois meses, mulheres obesas com idade entre 44 e 55 anos foram divididas entre um grupo experimental, que acrescentou 14g de farinha de berinjela por dia a uma dieta de baixo teor calórico, e um grupo controle, com dieta sem esse suplemento. No grupo experimental, houve redução do excesso de gordura no abdome e da concentração de ácido úrico no sangue, além de ter sido constatada uma tendência à redução da concentração no sangue de triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol e VLDL-colesterol. (FONTE – UFRJ).

Por tanto fica a dica, nenhum composto sintético ou fitoterápico é capaz de promover efeitos emagrecedor sem causar consequências psíquicas ou físicas, sem auxilio de uma dieta e/ou atividade física…Na dúvida procure um profissional Nutricionista ou Médico especialista.

E se você gostou desse artigo, deixe seu comentário com sugestões para próximos conteúdos ou alguma dúvida que você tem. E se conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe nas redes sociais. Dessa formar vamos ajudar mais e mais pessoas.

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *