Desafio clínico: Paciente de 4 anos de idade começou a apresentar sinais de prurido generalizado e sensação de formigamento na boca

1 Flares Filament.io 1 Flares ×

Um paciente de 4 anos de idade comeu manteiga de amendoim muitas vezes. Há alguns dias estava passando mal por um resfriado simples. Sua tia lhe deu ibuprofeno para controlar a febre e manteiga de amendoim em pão torrado para que estivesse contente. 24 horas mais tarde o paciente começou a mostrar sinais de prurido generalizado e se queixava de uma sensação de formigamento na boca.

Qual é a causa mais provável de sua urticária?

2

1) Alergia ao amendoim?

Não

Justificativa:
A alergia ao amendoim é improvável devido a que as reações de urticária ao amendoim pelo geral aparecem depois de uma a duas horas.

4

2) Ibuprofeno?
Sim

Justificativa:
Os medicamentos (antibióticos, AINEs) intervêm em 15% dos casos de urticária ou angioedema agudos (Liu et al, 2010). No entanto, a maioria dos casos se deve ao transtorno pelo qual foi prescrito o fármaco (Marrouche and Grattan, 2012). As crianças têm menos probabilidades de utilizar de forma prolongada AINEs, mas se ocorrer urticária ou angioedema recorrentes, deve-se descartar esta possibilidade.

3

3) Anti-histamínicos de segunda geração?

Sim

Justificativa:
Embora não haja diretrizes pediátricas específicas, existem rotas de atenção (Leech et al, 2011). Podem ser utilizados sem risco anti-histamínicos de segunda geração (cetirizina, loratadina, levocetirizina) até quatro vezes mais da dose recomendada (ajustada a respeito do peso corporal). O British National Formulary for Children recomenda desloratadina e cetirizina a partir de 1 ano de idade, levocetirizina e loratadina a partir dos 2 anos e fexofenadina a partir dos 6 anos. Não foi documentada a tolerabilidade e a eficácia dos anti-histamínicos de segunda geração em crianças menores de 1 ano mas parecem ser inócuos (Zuberbier et al, 2014a [pdf]).
Leia o Artigo completo
Fonte: Medcenter Clinical Case

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle – professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *