Então, o estresse pode agravar o DIABETES?

29 Flares Filament.io 29 Flares ×

Quando alguém menciona a palavra estresse para mim, a única coisa que posso pensar é algo negativo, na verdade, pensar em stress já me deixa estressado em geral!

O estresse em longo prazo é responsável por várias complicações e para as pessoas com diabetes estas complicações podem ser ainda mais graves. Aqui estão algumas implicações relacionadas ao estresse e seus efeitos indesejáveis ​​sobre seu diabetes e saúde em geral. Tente manter-se longe!

Stress concept - angry man with exploding head

Aumento pelo desejo de comer – O estresse pode aumentar seu desejo por alimentos com gordura e açúcar, agravando assim o controle dos níveis de açúcar no sangue, especialmente quando a sua dieta esta fora de controle!

Aumento dos hormônios do estresse, como cortisol – O cortisol é um hormônio que aumenta a resistência a insulina tornando-se mais difícil a administração do diabetes em geral. Este pode favorecer também o ganho de peso, o que não é algo bom.

7

Aumento da pressão arterial / batimentos cardíacos – O estresse agudo pode momentaneamente aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial. O estresse crônico é conhecido também por seus efeitos negativos sobre o sistema cardiovascular, que por sua vez não se dão bem com o diabetes.

Pode levar à insônia – O estresse pode acionar o instinto de luta ou fuga, o que pode fazer com que seja mais difícil adormecer durante a noite. O estresse crônico pode levar a distúrbios do sono que podem interromper sua rotina levando a desorientação e falta de organização e, eventualmente levar à gestão inadequada do seu diabetes (verificação de açúcar no sangue com menos freqüência e comer ainda mais).

3

Pode ocasionar perda de cabelo – Estresse pode favorecer a perda de cabelo de forma mais rápida e esteja ciente de que a combinação com o diabetes pode favorecer ainda mais a queda.

Diminuição do desejo sexual – O estresse afeta o seu desejo sexual diferentemente do diabetes e com duas forças distintas que atacam a mesma questão, só irá piorar o problema em geral.

117

 

Como você pode ver, o estresse pode ocasionar várias complicações e associadas ao diabetes, essas implicações podem ser ainda piores. O estresse pode ainda aumentar as chances do aparecimento de diversas complicações relacionadas ao diabetes e tornar ainda mais difícil a gestão da sua doença. Por isso, tente controlar o seu estresse para ter maior controle sobre seu diabetes.

Você já presenciou alterações nos seus níveis de estresse e controle do diabetes?

Fonte e créditos dessa publicação: blogbr.diabetv.com

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *