“Olha que interessante”… Cirurgia precoce do LCA beneficia os atletas jovens!!

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Cirurgia precoce do LCA beneficia os atletas jovens

Os atletas jovens operados depois de ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) são mais propensos a padecer uma segunda lesão de joelho.

lca01

Uma equipe achou que os meninos e adolescentes que esperavam pelo menos seis semanas para a cirurgia ficavam expostos a um incremento do risco de sofrer uma ruptura de meniscos, segundo um relatório apresentado na última reunião anual da Sociedade Americana de Ortopedia e Medicina Esportiva, em Seattle.

O LCA segura os ossos do joelho e o estabiliza durante o movimento. Pode haver ruptura quando os atletas fazem uma mudança rápida de direção, caem perigosamente sobre a perna, freiam subitamente ou chocam entre si.

lca04

O doutor Allen F. Anderson, da Aliança Ortopédica de Tennessee, Nashville, comentou que os médicos sempre pensaram que o melhor era atrasar a cirurgia nos meninos com a lesão até a maturidade óssea para não alterar o crescimento das extremidades.

“Mas minha experiência de 20 anos e este estudo demonstram que atrasar a cirurgia gera instabilidade recorrente, danos no menisco e no recobrimento interno dos ossos ou mudanças degenerativas que adiantam a aparição da artrite em pessoas jovens”, indicou.

lca05

“Este estudo replica resultados dos últimos anos que tinham detectado que a tendência deveria inclinar-se para a cirurgia precoce nos atletas”, disse o doutor David Geier, cirurgião ortopédico e especialista em medicina esportiva de Charleston, Carolina do Sul, e que não participou do estudo.

A equipe de Anderson revisou as histórias clínicas de 135 atletas, de 14 anos, que foram submetidos a reconstrução do LCA. Eles foram organizados em três grupos pelo período no qual foram tratados depois da lesão: 62 meninos antes das seis semanas, 37 entre as seis e 12 semanas, e 36 mais de 12 semanas.

lca03

 

Ao contrário dos meninos operados dentro das primeiras seis semanas, o grupo tratado entre as seis e as 12 semanas da lesão do LCA era 45 por cento mais propenso a ter uma lesão lateral de meniscos. O risco se triplicou com a cirurgia depois de mais de 12 semanas.

Anderson comentou que seis semanas ou mais de espera para a cirurgia quadruplicaram o risco de sofrer uma ruptura do menisco medial (dentro do joelho), em relação à cirurgia precoce.

Fonte: Reuters

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *