Paciente de 62 anos foi transferido para um teste de “sangue oculto” nas fezes..

7 Flares Filament.io 7 Flares ×

Trata-se de um paciente de 62 anos, banqueiro aposentado, quem foi transferido para um teste de sangue oculto nas fezes (SOF) como parte do programa de triagem de câncer de intestino do NHS. Ele visitou seu médico geral e quer fazer algumas perguntas antes que ser submetido ao teste.

119

1. Se o teste de SOF for positivo, significa que o paciente possivelmente tenha câncer?

Não.

Justificativa:
O programa de triagem de câncer intestinal do NHS começou na Inglaterra em 2006 e oferece testes do SOFa cada dois anos para fazer triagem dos pacientes de 60 a 69 anos (mas está se estendendo até 74 anos). Aos pacientes com um teste de SOF positivo é oferecida uma colonoscopia completa. Alguns resultados do teste não são definitivos e portanto é repetido o estudo diagnóstico. Dois por cento dos pacientes têm testes positivos e é oferecida uma colonoscopia, mas apenas em 5 por cento que se submetem a uma colonoscopia será identificado câncer colorretal (Weller et al, 2006 [pdf]).

Na atualidade está sendo adicionada uma só sigmoidoscopia flexível à idade de 55 anos ao programa de triagem de câncer intestinal do NHS na Inglaterra, para a detecção e vigilância de pólipos (Public Health England: NHS bowel scope screening). Demonstrou-se que uma sigmoidoscopia flexível é uma ferramenta de detecção útil (Atkin et al, 2010).

205

2. Serão reduzidas possivelmente as probabilidades do paciente de apresentar câncer intestinal se ele participar do programa de triagem?

Sim.

Justificativa
Embora variem os dados entre as rodadas de triagem, aproximadamente 5 por cento dos pacientes submetidos a colonoscopia de triagem terão câncer, enquanto que 27 por cento dos resultados do teste de SOF refletem pólipos (Weller et al, 2006 [pdf]).

Os pólipos adenomatosos são ressecados sistematicamente durante a colonoscopia. A previsão é que a cisão de pólipos adenomatosos na população durante a colonoscopia diminui a frequência global de câncer colorretal.

16

3. Um amigo do paciente tem 78 anos de idade e também deseja participar do programa de triagem. Isto é possível?

Sim.

Justificativa:
Os pacientes acima da idade de triagem podem solicitar um kit de teste ligando para o número telefônico gratuito de triagem de câncer intestinal (Public Health England: Linha de ajuda para a triagem de câncer intestinal).

4. É verdade que há um risco de 1 por cento de perfuração intestinal relacionada à colonoscopia através do programa de triagem intestinal?

Nao.

Justificativa:
Os riscos citados pelo programa são:
Hemorragia intensa: cerca de 1 em 150
Perfuração intestinal: cerca de 1 em 1500
Morte: cerca de 1 em 10.000

6
5. O paciente foi informado quanto a que deveria contar com um amigo que o leve para sua casa para não dirigir depois do procedimento, já que pode necessitar de sedação. Isto é correto?

Sim.

Justificativa:
O paciente se submete a colonoscopia de triagem a que permite uma visualização satisfatória do cego, o qual não tem sinais macroscópicos de câncer. São identificados quatro pólipos pediculados no cólon sigmoide que são ressecados mediante diatermia com laço. A cisão é completa de acordo com os critérios endoscópicos. O paciente retorna para a clínica ambulatorial para retirar os resultados do estudo histopatológico, nos quais são descritos quatro pólipos adenomatosos, um dos quais tem um tamanho de 11 milímetros de diâmetro.

Fonte: Medcenter Clinical Case

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *