Tomar leite ajuda a aliviar dor de estômago?

32 Flares Filament.io 32 Flares ×

O leite é tido como um remédio natural e poderoso e, até os anos 80, era recomendado a pacientes com úlceras no duodeno (parte inicial do intestino delgado, logo após o estômago) para aliviar dores e mal-estar. Mas, ao contrário do que muitos pensam, em vez de aliviar a dor, o leite pode aumentar o desconforto do doente.

17

O leite tem pH ligeiramente ácido, embora bem menos ácido do que o do suco gástrico produzido pelo estômago.

Durante muito tempo acreditou-se que a bebida tinha a propriedade de neutralizar o pH dentro do estômago e diminuir a dor.

De fato, o leite age como uma barreira temporária entre o suco gástrico e a parede do estômago, mas estudos concluíram que ele estimula a produção de ácido, o que pode fazer com que o paciente volte a sentir dor após um período curto de melhora.

16

Um desses estudos foi feito em 1976. Os voluntários tiveram seus estômagos esvaziados e foram alimentados com leite por meio de uma sonda introduzida no nariz. Uma hora mais tarde, o conteúdo dos estômagos dos participantes passou a ser retirado para medir a quantidade de ácido gástrico produzida.

Os pesquisadores descobriram que o leite provocava um aumento na secreção de ácido gástrico nas três horas posteriores a sua ingestão.

19

Aliás, isso não acontece apenas quando bebemos leite. Estudos comparando café, chá, cerveja e leite concluíram que todas essas bebidas estimulam a produção de ácido pelo estômago.

Qual seria, então, o ingrediente presente no leite que leva o estômago a produzir mais ácido?

18

Ácido

Para saber se seria a gordura, os pesquisadores fizeram experimentos comparativos usando leite desnatado (sem gordura), semidesnatado e integral. Os resultados revelaram que os três tipos de leite provocavam aumento na secreção de ácido.

A equipe repetiu o experimento usando leite com pouco cálcio. Nesse caso, a produção de ácido diminuiu, mas houve uma exceção: pacientes que apresentavam evidências de úlceras duodenais, mas sem tinham sintomas naquele momento, produziram mais ácido.

14

Outro ingrediente que talvez impeça o leite de acalmar seu estômago é a proteína caseína.

Acredita-se que ela estimule a liberação do hormônio gastrina – que, por sua vez, controla a produção do ácido gástrico. Ou que estimule diretamente as células que revestem o interior do estômago – conhecidas como células parietais – para que liberem ácido.

15

Leite faz mal?

Vale lembrar que beber leite continua sendo importante para a saúde, por ser uma boa fonte de proteínas e cálcio. Mas deixou de ser recomendado a pacientes com úlceras porque, em vez de acalmá-las, pode ter efeito oposto ou até piorá-las.

Em um estudo nos anos 1980, participantes que consumiam bastante leite (quatro copos por dia ou mais) tinham mais probabilidade de desenvolver úlceras, especialmente os homens. As estatísticas revelaram, novamente, que não fazia diferença se o leite era integral ou desnatado.

13

Estaria o leite provocando as úlceras? Difícil saber: algumas pessoas com dor de estômago tomam leite para melhorar os sintomas temporariamente, então, talvez estejam consumindo mais leite como resultado da úlcera.

De qualquer maneira, o estudo também identificou, entre participantes que bebiam grandes quantidades de leite e não apresentavam sintomas, maior probabilidade de eles desenvolverem úlceras pépticas.

leia o artigo completo ….acesse  FONTE BBC BRASIL

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle – professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *