Um desafio natural, como baixar o ácido úrico no sangue!

21.1K Flares Filament.io 21.1K Flares ×

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo que surge por meio da quebra das moléculas de purina, que é uma proteína encontrada em alimentos, por meio da ação da enzima xantina oxidase. As purinas, após o uso, são degradadas e transformadas em ácido úrico que, em partes, é eliminado pelos rins.

1

O sangue armazena parte desse ácido úrico e, em níveis normais, deve estar entre 2,4 e 6,0 mg/dL em mulheres e entre 3,4 e 7,0 mg/dL em homens. Os valores podem ser encontrados por meio de um exame de sangue.
O que causa?

Quando elevado, o nível de ácido úrico pode aumentar os riscos de desenvolvimento de acidentes cardiovasculares, além da formação de pequenos cristais de urato de sódio – com formato semelhante ao de uma pequena agulha – que acabam ficando depositados em diversos lugares do corpo como as articulações, os rins e sobre a pele.

119

Entre os sintomas desse excesso estão os surtos realmente dolorosos de artrite aguda devido ao depósito dos cristais em articulações. Há também, nos rins, a formação dos cálculos renais e insuficiência renal aguda ou crônica.

Como tratar?

É preciso que, antes de tudo, você siga o tratamento médico. Siga as orientações do médico e consuma os alimentos indicados por ele, sempre cortando o que for solicitado também. Existem remédios caseiros que podem ajudar a combater problemas com excesso de ácido úrico. Confira abaixo.

Beterraba

Para preparar esse remédio, use 80g de beterraba, 80g de cenoura, 80g de pepino e 20g de agrião. Bata todos os ingredientes em uma centrífuga e consuma em seguida o suco para que não sumam as propriedades. Consuma diariamente pela manhã em jejum. O remédio deve, em 3 semanas, resolver o problema.

15

Limão

Outro remédio pode ser preparado com ½ xícara de folhas de agrião, 2 colheres de sopa de cenoura ralada, suco de 1 limão e uma colher de sopa de mel. Amasse as folhas em um recipiente e bata com a cenoura, o suco de limão e o mel. Cubra a mistura com um pano por aproximadamente 6 horas. Coe em seguida, sempre espremendo bem. Consuma uma colher de sopa a cada 5 horas.

Alimentos e indicações

Quem tem problemas com ácido úrico deve evitar alguns alimentos como anchovas, sardinha, carne, caldos de carne, coração, mexilhão, frutos do mar, pães doces, bebidas alcoólicas – principalmente a cerveja – aspargo, feijão, lentilha, frituras, refrigerantes, bolachas, entre outros alimentos embutidos e com açúcares e gordura.

Os alimentos permitidos são aqueles que ajudam a tornar o sangue menos ácido como a maçã, pera, banana, laranja, melão, pão branco, brócolis, cenoura, tomate, alface, berinjela, beterraba, couve, cebola, chocolate, ovos, nozes, gelatina, leite, queijo, entre outros.

É essencial, no entanto, que você siga as orientações médicas e que beba bastante água, mantenha uma dieta saudável, consuma leite e derivados – pois estes ajudam a melhorar a eliminação de ácido úrico –, além de ser importante você manter sob controle a obesidade e a hipertensão.

Fonte e créditos remedio-caseiro.com

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

40 Comentários

  1. Bruno Salu

    Ótima matéria, parabéns ! Mas você confundiu o conceito de medicamento e remédio. No caso, as receitas sugeridas são de remédios, não medicamentos.

    • Ola Bruno.. excelente observação meu amigo… agradeço o seu contato..

      Um forte abraço

      Att
      Fernando Muterle

    • Olá Fernando! Boa matéria. Tenho conhecimento de que também vinhos e os queijos amarelos, apesar de pobres em Purinas, provocam o aumento do ácido úrico durante as crises e devem também ser evitados. Abs.

      • Olá Newton.. Obrigado meu amigo pelo contato..

        Realmente o queijo amarelo e vinhos não são recomendados em crise de gota… Alguns estudos publicados por colegas nutricionistas mostra que pode sim provocar alterações nos níveis de acido úrico..

        Um forte abraço.

        Att
        Fernando Muterle

    • Guilherme Maia

      Parabéns Dr. Fernando, realmente precisamos que profissionais na área de saúde leve o conhecimento ao povo. Um forte abraco e DEUS lhe abençoe.

  2. Emmanuel

    Tenho ácido úrico alto demais.14,0 tomo todo dia uma colcichina pela manhã, pode ser prejudicial à saúde?

    • Ola Caetano.. Obrigado pelo seu contato…
      Fazer uso diário da colchicina com acompanhamento médico, dificilmente você terá problemas…

      A colchicina é um medicamento que não “leva desaforo pra casa”, uma metáfora, é um medicamento que pode causar efeitos adversos importantes…
      DICA: Manter o seu médico informado e, se possível fazer o acompanhamento com um profissional da Nutrição, a sua dieta alimentar será muito importante para o resultado desse tratamento….

      Um forte abraço..

      Att.,
      Fernando Muterle

  3. Americo Faria

    Os médicos sempre me proibiram de comer tomate. Agora é permitido?

    • Ola Americo… Obrigado pelo seu contato…

      Com relação ao tomate, estudos mostram que alguns alimentos ou vegetais são ricos em uma substancia chamada purina, que pode aumentar o acido úrico….. Entretanto, o tomate não se encontra na lista dos mais “temidos”, já que sua contribuição apenas alcançaria 10 mg a cada 100 gramas de tomates frescos consumidos, o que o torna um alimento baixo em purinas e que portanto não eleva o ácido úrico…

      Um forte abraço..

      Att
      Fernando Muterle

  4. Jussi Vasconcellos Silva

    Olá.
    Em casos de crise da Gota esses medicamentos que vc colocou ajudaria ou somente para a prevenção?????…..

  5. Francisco Canindé

    Parabéns, muito boa sua matéria!!!!
    Gosto muito!

    Att.,
    Francisco Canindé

  6. Walter Freire

    Boa noite Dr, a “Proteina de Soja Isolada”, pode ser consumida por pessoas que apresentem um qiadro acido urico, já com crise na joanete. Obrigado.

    • Como vai meu amigo Walter.. Obrigado pelo contato..

      Existe um livro “A saúde brota da natureza”, do professor Jaime Bruning, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ” a soja não contém compostos purínicos, que são os responsáveis pela formação do ácido úrico no organismo. Assim sendo ela é muito recomendada como alimento dietético nesses casos.”…

      Um forte abraço

      Att.,
      Fernando Muterle

  7. flavio

    ola tenho uma duvida o ácido úrico pode atrapalhar no tratamento de articulações do ombro tipo manguito rotador e tendinites , eu tenho ácido úrico alto mas não tomo sempre a medicação (aluporinol) e sofro com dores no ombro e braço tomo anti inflamatório e faço fisioterapia mas não resolve o problema será que o ácido pode atrapalhar

    • Olá Flavio.. Obrigado pelo contato..

      Temos que fazer a seguinte analise, se os níveis de acido úrico são altos você pode ter problemas na articulação do ombro sim… recomendo você seguir o tratamento prescrito pelo médico (medicamentoso), e talvez o mais importante que é a dieta alimentar..
      Dessa forma tenho certeza que diminuiremos a probabilidade de dores articulares causadas pelo acido úrico…

      Um forte abraço

      Att.,
      Fernando Muterle

  8. lionata

    Tenho muitas dores nas juntas e ácido urico me disseram que vinagre de maçã com uma pitadinha de bicarbonato antes das refeições e bom e verdade??

    • Olá Lionata.. tudo bom?
      Obrigado pelo seu contato…

      Realmente existe essa receita magica, circulando pela net… eu recomendaria você a seguir uma dieta especifica para quem tem níveis alterados de acido úrico….Em relação a receita (vinagre e Bicarbonato) cuidado!!! existem algumas restrições e seria interessante informar o seu médico..

      Um forte abraço
      Att
      Fernando Muterle

  9. Isabel Ap. Murços

    Ola Boa tarde. gostaria de tira uma duvida !
    Tenho acido úrico graças a Deus pouco como dizem no limite .A minha reumato me receito alopurinol e quando eu tomo me da uma angustia com se o coração acelerasse ñ me sinto bem . comentei com ela ela disse que ñ tem nada haver ,mas quando eu paro uns dias essa sensação para .E mandou que continue tomando . Já a minha indo clino disse que ñ tenho necessidade de tomar que como ñ é alto eu posso controlar só na alimentação .
    Gostaria de saber a sua opinião .obrigada

    • Olá Minha amiga Isabel.. obrigado pelo seu contato…

      A minha opinião sobre o uso do medicamento é a seguinte, se você usa “Alopurinol” exclusivamente para tratar a Gota (acido Úrico) e os níveis não são tão elevados, recomendaria optar por uma boa dieta… procure um profissional Nutricionista e tenho certeza, com dedicação e disciplina, estará controlando a gota… e não esqueça de a cada seis meses estar fazendo exames de sangue..

      Um forte abraço..

      Att..
      Fernando Muterle

  10. Carlos Arno Jensen

    E o cloreto de magnésio também ajuda a tratar gota ?

    • Ola Carlos.. tudo bom meu amigo… Obrigado pelo contato..

      Existe fortes indícios de que o cloreto de Magnésio ajuda no tratamento da Gota… O cloreto magnésio é um forte aliado no tratamento de diversas doenças..
      Logico que temos restrições: Pessoas com insuficiência renal, não deve fazer uso do cloreto magnésio, sem o consentimento do seu médico…

      Um forte abraço..
      Att
      Fernando Muterle

  11. arnobio cedraz

    Ola, tenho crise de gota com certa frequência, mas devido a ma alimentação. Quando evito carnes vermelhas, viceras, frutos do mar e cerveja (um veneno) raramente tenho crises de gota (nível alto de acido úrico); quanto a feijão, tomate e entre outros alimentos faço uso diariamente o meu acido urico fica na casa de 7,0 a 8,0 mg/dL.

    • Ola Arnobio.. tudo bom amigo.. obrigado pelo contato..

      Que bom que você ja sabe quais os alimentos da sua dieta provocam as crises…
      a dieta nesse momento é muito importante, saber quais alimentos vai ajudar você no tratamento, é excelente…

      Alguns colegas deram dicas importantíssimas.. como cloreto de magnésio que pode auxiliar…
      É sempre importante comunicar o seu medico que orienta o seu tratamento..

      Um forte abraço..

      Att
      Fernando Muterle

  12. Djalma Thomaz

    Olá Fernando boa tarde,
    tenho ácido úrico alto a muito tempo e já tive crises muito dolorosos, os médicos me receitaram ao longo do tempo dieta, colchincina e anti inflamatórios, devo confessar que durante muito tempo fui um paciente rebelde, não seguia dietas, bebia muito principalmente cerveja e comia muita carne vermelha, quando havia manifestação de ácido alto, tomava Cataflan dispersível e resolvia o problema. Ocorre que com essas “estravagancias” acabei contraindo insuficiência renal cronica, a partir daí entrei nos eixos e estou bastante comportado, ZERO ALCOOL, ZERO CARNE VERMELHA, ZERO MIÚDOS. Melhorei muito e meu nefro disse que se continuar me comportando não corro nenhum risco de diálise.
    As receitas caseiras ajudariam mais ainda a recuperação? Grande abraço e muita saúde.

    • Ola Djalma.. Tudo bom meu amigo.. obrigado pelo contato..

      Parabéns meu amigo por conseguir controlar os níveis…. relatos e historias como a sua, podem ajudar outras pessoas a tomarem uma decisão importante antes de acontecer algo pior…

      Sucesso, saúde e muita paz..
      Um forte abraço amigão…

      Att
      Fernando Muterle

  13. Klildney Prado

    Obrigado pela informação contida nesta matéria! Faço acompanhamento médico e começo hoje mesmo a este tratamento natural. Gostaria de receber em meu email, todas as informações sobre o tratamento. Abraço!

    • Olá Klildney.. obrigado pelo contato..

      estarei registrando seu email, e enviando informações…

      Um abraço e excelente semana..

  14. Goretti Dantas

    Boa tarde Dr. Fernando.
    Gostaria de saber se no sexo feminino ocorre casos de gota?? Na minha familia existe a predisposição genética, e meu acido urico sempre tá prox. do limite..Como devo me comportar para que eventuais problemas não surjam:;Qual seria a melhor conduta?
    Agradecida;Goretti

    • Ola Goretti.. Obrigado pleo contato..
      ..
      No sexo feminino ocorre sim casos de gota. Uma maneira de prevenir futuros problemas é apostar em dietas balanceadas, se possível com orientação de nutricionística, e a pratica de atividade física.
      Esses dois elementos são importantes “remédios” na prevenção de doenças.

      Um abraço e excelente semana..

  15. Edimar Silveira de Oliveira

    Dr. Qual o seu endereço ou telefone pra mim marcar uma consulta

    • Olá meu amigo Edimar.. obrigado pelo contato..

      .. minhas atividades são estritamente acadêmicas e de Pesquisa, não trabalho com atendimento.

      Um forte abraço.. Obrigado..

  16. João vitor

    Olá dr Fernando, tenho gota no momento está controlada pois mudei minha alimentação seguindo a dieta como se manda,entretanto gostaria de saber se os caroços formados pelo ácido úrico nas articulações e nos rins podem desaparecer. Seja com o uso de medicamentos ou da dieta? Muito obrigado pela atenção e espero que sempre mantenha uma pauta de ácido úrico pra sempre nos manter atentos

    • Olá João Vitor.. obrigado pleo contato..
      .. Os caroços o qual você deve estar falando são chamados “tofos”, provocados pelo acumulo de acido úrico…. Os medicamentos e uma boa dieta ajudam a dissolver esses “tofos”…

      Um forte abraço..

  17. Eluza de Oliveira

    Olá dr Fernando Muterle, Parabéns pelobestudo e pela publicação

  18. Gostaria de saber o que é acido urico. e o que causa e os sintomas ? Um grande abraço.

    • Ola Cleide.. obrigado pelo contato..
      Os sintomas podem ser:
      Dor intensa nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos. Essa dor é geralmente mais forte nas primeiras 12 a 24 horas;
      Após o pico de dor, deve restar um certo desconforto nas articulações, que pode durar alguns dias e, em alguns casos, até mesmo algumas semanas
      Inflamações e vermelhidão na região das articulações afetadas, com presença de suor.

      Obrigado
      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *