Uma ameaça silenciosa: raios UV

13 Flares Filament.io 13 Flares ×

Todo mundo já ouviu falar que os raios ultra violeta (UV) podem causar problemas a pele quando desprotegida. O mercado de protetor solar é um negócio em expansão. Luz UV tem um lugar na saúde humana, mas também pode causar grandes quantidades de danos para a pele e outros órgãos. Luz ultravioleta é indicada para a produção de vitamina D no corpo humano. É também usado como uma terapia para a psoríase. Luz UV tem benefícios para a saúde, mas a exposição aos raios UV deve ser controlada para proteger a pele.

sol 01

Os raios de luz emitidos a partir do sol vêm em várias formas. Luz UV é de ocorrência natural e quase inevitável. Pele danificada pelos raios “UV” podem ter uma variedade de formas. Exposição aos raios UV pode causar câncer de pele. O tipo de câncer causado pela exposição a esses raios inclui melanoma, o mais mortal de câncer de pele. Esta doença é um dos cânceres mais comuns entre os jovens entre as idades de 15 e 29. O melanoma é a principal causa de morte por câncer neste grupo etário. É responsável por cerca de 75% das mortes relacionadas com o câncer de pele em todo o mundo.

sol 04

Os cancros de células escamosas e como carcinomas de células basais são também causadas por exposição à luz UV. Estes são menos mortal do que o melanoma, mas pode causar problemas de saúde e grave deformação. O carcinoma de células escamosas aparece como placas vermelhas escamosas da pele ou sobre o corpo e, especialmente, a face. Os carcinomas basocelulares são normalmente encontrados na forma de nódulos ou inchaços carnudos sobre as áreas da face e ombro. Ambos os tipos de câncer são raramente fatais, e são bastante prevalente. A maioria das pessoas têm algum tipo de câncer de pele durante sua vida.

sol 06

A exposição à luz UV também provoca danos na pele, em outras formas de cancro. A exposição prolongada a estes raios provoca o espessamento da pele e rugas. Esta aparência semelhante a couro é facilitada pela quebra do colágeno dentro da pele. O envelhecimento prematuro da pele e queratoses actínicas é comumente causada por exposição normal ao sol. Muitos cientistas acreditam que não há nenhuma maneira de bloquear todos os efeitos da exposição aos raios UV.

Luz UV também é culpada por muitos casos de catarata e outros danos aos olhos. De óculos escuros você pode controlar alguns dos danos. Mais uma vez, não há nenhuma maneira de proteger os olhos de todos exposição aos raios UV. É importante comprar óculos de sol que são rotulados como “bloqueio UV.” Nem todos os óculos de sol fornecem proteção adequada contra o sol e muitos podem realmente causar mais danos uma vez que o olho está aberto durante a exposição.

sol 05

Minimizar a exposição à luz UV é a única maneira de proteger a pele do seu potencial prejudicial. Utilizar o protetor solar diariamente é um excelente começo. Muitos cosméticos incorporam a sua formulação protetor solar. É melhor começar a proteger as crianças da exposição ao sol em uma idade precoce. Vestindo bonés e cobrindo as superfícies mais expostas quanto possível impede a maioria dos raios UV atinjam a pele delicada.

FONTE: www.healthheadlines.com

E se você gostou desse artigo, deixe seu comentário com sugestões para próximos conteúdos ou alguma dúvida que você tem. E se conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe nas redes sociais. Dessa formar vamos ajudar mais e mais pessoas.

sol 07

Receba as melhores dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle - professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

Website: http://imcf.com.br

3 Comentários

  1. Maine Ota

    Parabéns Fernando!! Estou aprendendo muito com suas publicações!! 👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *