Você precisa saber!! O ácido fólico, uma vitamina B, reduz o risco de derrame em pessoas com pressão arterial elevada..

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Se você está entre um dos em cada três americanos adultos com pressão arterial elevada, não se esqueça que você deve fazer o uso dessa vitamina B conhecido como folato. Se o fizer, pode diminuir suas chances de ter um acidente vascular cerebral, um evento muitas vezes incapacitantes ou mortal ligada à pressão arterial elevada, sugere um novo estudo.

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O folato é encontrado naturalmente em muitos alimentos, em vegetais de folhas verdes, especialmente, feijão e frutas cítricas. Nos Estados Unidos, foi sugerido que as pessoas adicionassem a lista da dieta alimentar produtos de grãos, incluindo a farinha de trigo, farinha de milho, massas e arroz. Eles são enriquecidos com a versão sintética do folato, conhecido como ácido fólico.

Publicado a poucas semanas no Journal of the American Medical Association , incluiu mais de 20.000 adultos na China com pressão arterial alta, que nunca sofreram nenhum desses eventos, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Os participantes que tomaram suplementos de ácido fólico, juntamente com a redução da pressão arterial, enalapril, tinham menos probabilidade de ter um acidente vascular cerebral durante o estudo de 4 anos e meio, do que aqueles que tomaram enalapril sozinho.

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Os benefícios cardiovasculares do folato são conhecidos há décadas. Estudos iniciados na década de 1970 (incluindo de Harvard Health Study Nurses ‘ e Health Professionals Follow-up Study ) mostraram que as pessoas que disseram ter consumido mais folato tiveram menos derrames e ataques cardíacos do que aqueles que relataram consumir menos.

O folato, juntamente com outras vitaminas B, ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar as paredes internas das artérias. Esses danos podem aumentar o risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

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No entanto, os ensaios clínicos nos Estados Unidos que compararam pessoas que tomaram suplementos de ácido fólico com aqueles que tomaram placebos não mostrou nenhum benefício de tomar suplementos de ácido fólico. Uma explicação provável é que os suplementos são mais útil para pessoas que não recebem folato suficiente em suas dietas.

Quase um quarto dos americanos caiu nessa categoria antes de 1998. Mas, a partir desse ano, as empresas de alimentos foram obrigados a fortificar produtos de cereais com ácido fólico. Dentro de um ano, o percentual de pessoas com baixos níveis de folato caiu drasticamente.

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O estudo chinês descobriu que o benefício na prevenção do derrame com ácido fólico foi maior em pessoas com baixos níveis de folato da linha de base. Além disso, a maioria dos estudos anteriores de folato foram feitas em pessoas que já tinha tido um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Essas pessoas provavelmente estão fazendo uso de medicamentos para prevenir um outro evento, o que poderia obscurecer qualquer efeito do ácido fólico.

As novas descobertas são mais relevantes para as pessoas em países sem fortificação folato. Ainda assim, eles são um bom lembrete para dar uma olhada em sua dieta para se certificar de que você está recebendo o suficiente deste nutriente crucial.

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“Frutas e vegetais são importantes fontes de ácido fólico na dieta, e eles também trazem muitos outros benefícios, tais como potássio e fitonutrientes, que também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diz o Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública, que co-autor de um editorial sobre o novo estudo.

Nos EUA, a média das pessoas recebe cerca de 100 a 150 microgramas (mcg) de ácido fólico por dia a partir de subprodutos cerca de grãos fortificados um quarto da ingestão diária recomendada de 400 mcg por dia.

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Certos grupos de pessoas podem diminuir um pouco, no entanto, como os do sudoeste dos Estados Unidos que usam a farinha de milho conhecida como masa, que não é folato fortificada. Pessoas em dietas sem glúten que não comem alimentos feitos com farinha de trigo também pode ser um pouco mais baixo a concentração de ácido fólico, diz o Dr. Willett.

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Todo mundo e especialmente aqueles com pressão arterial elevada, deve comer uma quantidade generosa de frutas e legumes todos os dias, aconselha Dr. Willett. E para cobrir eventuais lacunas”, ainda faz sentido para a maioria das pessoas acrescentar em certas situações um multivitamínico, multimineral completar todos os dias”, ele recomenda.

Fontes de alimentos selecionados de folato
Comida Microgramas (mcg)
Cereal, fortificado com 25% do DV, 3/4 xícara 100
Espinafre, congelados, cozidos, ½ xícara 131
Grandes feijão do norte, cozidos, ½ xícara 90
Espargos, cozidos, 4 lanças 89
Brócolis, picado, congelados, cozidos, ½ xícara 84
Rice, branco, de grãos longos, estufado, enriquecido, cozidos, ½ xícara 77
Espinafre, cru, 1 xícara 58
As ervilhas verdes, congelados, cozidos, ½ xícara 50
Orange, 1 médio 48
Macarrão de ovo, enriquecido, cozidos, ½ xícara 50
Mango, cru, ½ xícara 35

Fonte: USDA National Nutrient Database for Referência Padrão

FONTE health.harvard.edu

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Fernando Muterle

Olá, eu sou Fernando Muterle – professor Universitário e também Fundador do “IMCF” . O IMCF foi criado com o objetivo de promover o Networking entre profissionais, estudantes e interessados, com temas pertinentes a saúde e qualidade de vida. Participe, assista as entrevistas e registre a sua opinião.

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